quinta-feira, 28 de março de 2013

Da Evolução da Mulher

     
     Todos sabemos que a desigualdade entre o que é ser mulher e ser homem existe, e acaba virando uma dominação entre gêneros. Há um tratamento de sociedade machista desde que somos crianças. Quando um pai presenteia sua filha de dez anos com uma cozinha de boneca, por exemplo, o que isso significa? Pode simplesmente significar que a garota gosta de brincar de casinha.. mas isso indica também, que a garota está sendo preparada para a vida doméstica, ou seja, uma dona do lar.

     A Barbie é outro exemplo disso.. A popular boneca, aparece sempre com profissões diferentes, tais como professora de criancinhas, babá, manicure, veterinária, cozinheira, telefonista, secretaria..
     E o padrão: todos esses trabalhos são orientados para mulheres: cuidar e educar crianças, atender telefone, cozinhar, limpar, se manter bonita, trabalhar para um homem. É isso que querem para as mulheres: que fiquem em casa cuidando de seus maridos, limpando, e educando seus filhos. É esse o papel social que querem para nós. A típica família burguesa, com o homem sempre no centro da família, e a mulher submissa, apenas cuidando do lar!
     Na década de 50, a mulher era retratada como impecável, as unhas bem feitas, o cabelo sempre arrumado, as roupas sempre limpas e lindas.. Isso reforçava a ideia de mulher-objeto ou sexual, ou de exploração no trabalho. A mídia aproveitava e procurava mostrar o corpo da mulher perfeita como atrativo para o consumo, o capitalismo sabe como conseguir consumidores...
     O homem é retratado sempre acima da mulher, sempre com um olhar fiscalizador: "ela está fazendo direito?"
     Na década de 60 há uma revolução sexual, onde a mulher já não é mais tão submissa assim, mas ainda é vista como um objeto. Mulher trancada em casa, cujo objetivo principal é casar, sempre com homens mais velhos...
     Na década de 70, ocorre a revolução feminista. A mulher é mais independente, é vista já em pé de igualdade com o homem, não sendo mais ligada à casa.
Mas ainda assim, a mulher não podia envelhecer, então surgem os produtos de cosmética. No trabalho, a mulher antes se vestia e às vezes até agia, como homens, e agora há uma inversão nisso, a mulher mostra sua feminilidade, a mulher tem que ser mulher!
     Muda a relação com seu próprio corpo... O que antes era dos homens, objetos sexuais, agora pertence às mulheres, seu corpo agora é realmente seu, por exemplo, surgem movimentos como "yo tengo derecho sobre mi cuerpo", que reivindicam o direito de abortar!
     Deu para perceber algumas mudanças, é claro, mas ainda hoje há preconceitos contra as mulheres, recebendo menos que os homens na mesma profissão, ainda são muitas as mulheres que não trabalham fora, que vivem para seus maridos e seus filhos.. ainda hoje, há mulheres que apanham de seus conjugues  ou apenas de namorados, ainda hoje, há um enorme desrespeito contra mulheres.
     Na política, no entanto, não podíamos nem sequer votar.. agora, a presidente do Brasil, Dilma, prova que ainda há esperanças para as mulheres que querem se aventurar na vida política do país. Mas mesmo assim, Dilma remete há décadas passadas, porque nota-se claramente que ela não é uma mulher muito feminina. O que é compreensível, uma vez que para ser mais respeitada, a mulher deve se parecer com um homem e agir como tal.
     Errado? Sim, absolutamente! Mas é assim que é.. por enquanto, porque apesar de tudo a mulher evoluiu e continuará evoluindo ao longo das décadas.

6 comentários:

  1. Um post mais que especial, pois marca dois grandes fatos da história do nosso bloguito.

    O primeiro é que o blog ainda não morreu, apenas está passando por uma típica fase em que as vidas reais dos colaboradores tomam quase todo o seu tempo mental e alguns assuntos se tornam mais prioritários que outros, infelizmente.

    O segundo caso é a estréia da adorável Roberta como moderadora do LdE, e que a partir de então passa a nos deliciar com seus textos e opiniões dignas de um louco pelo conhecimento, vamos assim dizer, rs.

    Um texto interessante e bastante polêmico, mas que sem dúvidas tem minha total compreensão. Trata-se de um fato do passado e do cotidiano, e infelizmente essa desigualdade de gêneros é realmente muito frequente na nossa espécie.

    Como avaliador do caso social, não posso concluir muito mais que isso, mas como um assíduo estudante das ciências naturais gosto de trazer algumas curiosidades bacanildas pra deixar um ambiente mais "uaaaaau". No nosso reino animal como um todo, as fêmeas são as dominantes. Os artrópodes correspondem 84% de todos os animais da terra, e é fato que as fêmeas desse filo são maiores e mais perigosas que os machos, que em alguns casos só servem para procriação da vida e em outros casos a fêmea nem precisa deles, como acontece com os insetos afídeos. A aranha viúva negra assassina seus maridos após a cópula, assim como a fêmea de louva-Deus que decepa seu conjugue a fim de garantir a fecundação de seus ovos.

    Em conclusão, as mulheres dominam o mundo! :D

    ResponderExcluir
  2. A quebra de um paradigma é lenta e contínua, exatamente da forma que foi colocada no texto.
    Não esta relacionada apenas a mudança de um padrão, mas sim a aceitação de que uma ideia ultrapassada precisa ser substituída.
    Aceitação principalmente da classe feminina.
    Desde crianças somos "domesticados" a cumprir um tipo de papel na sociedade, e isso acontece em todo lugar, mesmo na escola.
    Me lembro uma vez que postei algo sobre a boneca Barbie, no orkut, e embaixo escrevi "padrão de beleza feminino, simbolizado por um consumismo fútil e uma tendência ao erotismo". Foi talvez a coisa mais polêmica que eu consegui fazer por ali, gerou alguns comentários, uma breve discussão...
    A boneca em si não é o problema, o problema é a ideia que é passada. Depois o contexto da conversa foi totalmente invertido pelo meu primo e pelo Paulo Gimenez, que cismaram em me marcar na foto como uma borboletinha, mas isso não vem ao caso.
    A questão é, quando um padrão se desfaz, outro entra em seu lugar, e a sociedade tem novamente a árdua tarefa de "domesticar e padronizar o seu futuro". Até que esse padrão seja novamente questionado, e um outro passa aos poucos a assumir o seu lugar.
    Infelizmente a coisa caminha assim Ro, e evidentemente ainda tem muito chão para caminhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu nunca me cansei de marcar você na borboletinha, uhaeuhaeuhe..

      Belo texto, BTW.

      Excluir
  3. E com os artrópodes existe a dominância feminina Paulão, mas isso pode variar muuuito em relação aos diferentes filos e classes animais.:P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que existe isso, bobão! Por tal já comecei dizendo que eles correspondem 84% dos animais, entãoo tô certo! :D

      Excluir
  4. Isso aí, rapazes! *-* as mulheres são incríveis! U.U
    Mas tem um aspecto social, cultural por trás do preconceito contra nós!
    E obrigada Paulo, pelas palavras! Você também é muito adorável! *------*
    Espero contribuir pro bloguito! rs

    ResponderExcluir