Bom, hoje é quinta e como de costume é dia de música no nosso humilde bloguito.
Decidi que o tema da música de hoje será a clássica e formidável Revolution, do inesquecível grupo Beatles.
O que é a revolução?
Em suma a palavra pode ter vários significados, como no ramo astronômico que esta ligada ao movimento de corpos celestes no espaço.
Mas aqui na música em questão ela tem um sentido total de mudança, transformação.
A luta pela retirada de um poder ditador e opressor, a mudança de conceitos e costumes ligados a uma cultura, a própria transformação da sociedade decorrente da bandeira jovem de uma geração.
A revolução é o direito a reivindicação, é a mobilização de uma camada da sociedade que se percebe em estado de prejuízo.
Quando criança eu presenciei o primeiro processo de Impeachment da América Latina.
Esse o processo ocorreu em 1992 e caracterizou-se pela renuncia obrigatória do então presidente Fernando Collor de Mello por conta de esquemas de corrupção e trafico de influências.
Foi convocada uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso, que acabou por confirmá-lo.
Durante a investigação da CPI, a população foi as ruas, em geral jovens com rostos pintados pela palavra "FORA COLLOR".
Foi o movimento conhecido como "caras pintadas".
Mas é claro que além disso, a palavra revolução também esta associada ao termo guerra.
A reorganização de um estado e mudança no regime político pode trazer consequências drásticas em um mundo onde predomina o sistema capitalista.
Um dos nomes mais famosos ligado a revolução armada é o de Ernesto Rafael Guevara de la Serna (Che Guevara).
Che Guevara foi um dos lideres da revolução cubana nos anos 50, do qual estabeleceu um regime "comunista" no país.
Impulsionado pela ideia de luta armada revolucionária, ele instalou guerrilheiros em países da América Latina e foi capturado e morto pelo exercito boliviano em 1967.
Muito embora seja por alguns considerado um herói, rebelde, de espírito incorruptível, é visto por outros como criminoso, responsável por assassinatos em massa, e até mal gestor como ministro da industria (devido a sua própria visão política anticapitalista).
Revolução é a ideologia de um povo que começa a desabrochar.
É o espírito de luta que floresce na "alma" e liberta a mente.
Mas cada transformação atinge seu ápice e o extremismo acaba por levar a uma outra necessidade de mudança.
Ficou bom, Flávio!
ResponderExcluirAproveitando o espaço.. pra mim, a revolução mais bem sucedida e organizada (talvez nem tanto assim) foi a Revolução Russa de 1917! Aquilo sim foi uma revolução! HAHA
Porém, achamos que tal palavra sempre anda de mãos dadas com a violência desenfreada, o que não deixa de ser verdade, mas é muito mais do que isso! é muito mais que um tumulto visando um objetivo (muitas vezes nobre e altruísta).
Em suma, revolução é lutar pelo que acreditamos, nem que seja algo particular! A revolução ocorre todos os dias, a todo momento, numa dieta a base de alimentos naturais, por exemplo... Uma revolução interna!
É isso, meu caro! Lembrei-me de uma frase de Che Guevara!
"Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a Primavera"
Nossas ideias revolucionam nossa mente, e talvez seja isso o que mais importa!
Roo, eu quero ter mencionado revolução Rusa, revolução francesa...mas o espaço e tempo eram pequenos...só dei uma pincelada mesmo...rs.
ResponderExcluirExatamente isso Roberta, a revolução não se consiste apenas em uma luta armada pela mudança do regime político de um país, ou em algum tipo de tumulto e "quebra, quebra" em um protesto onde várias pessoas saem feridas, e até mortas.
A revolução de princípio acontece na mente, era é primariamente ideológica, e esse é o aspecto mais importante de tal.
Tentei deixar até isso explicito no texto...rs...revolução é uma transformação que idealizamos em nosso mundo, para torná-lo o mais próximo possível do perfeito.
Mas eu também acredito nela como algo constante...transformações jamais deixarão de acontecer, ocorre uma mudança hoje, e amanhã tudo muda novamente, e por vezes as coisas podem até voltar a ser como antes.
Um exemplo disso é até a própria revolução científica.
*Eu queria ter mencionado a revolução Russa, revolução francesa (sei lá o que aconteceu... :S)
ResponderExcluirInteressante você ter mencionado a revolução científica! Já passei por um filósofo chamado Thomas Khun, que tratou disso em suas obras! Ao passo que uma teoria vai-se aperfeiçoando, ocorre o salto de um paradigma a outro.. essa é a revolução científica!
ResponderExcluirE sim... concordo em concordar contigo, meu caro! Basta esquecer que revolução ocorre de várias maneiras, e já a pensamos como algo terrível! rs
Em suma.. novamente ótimo texto!
Beijos!