Existe autenticidade humana?
O que se tem de mais puro e original, é o código genético. Ele quem promove a distinção, a separação, e a menos no caso de clones naturais (ou artificiais), não existe mais uma só maneira, onde possam ocorrer pessoas geneticamente idênticas.
A espécie humana possui cerca de 27 mil genes, que codificam a maioria das proteínas do organismo, e que variam em termos de caracteres e expressão, entre as pessoas de diferentes classes, etnias, culturas...
Mas, até que ponto isso afeta a evolução dos gostos, opções e maneira de enxergar o mundo?
Existe genética também para as características ligadas a personalidade?
Sim, existe uma tendência genética ligada a personalidade, que pode definir o seu gênio e indiretamente, determinar o seu estilo e maneira de ser.
Entretanto, enquanto tendência isso pode ou não se desenvolver.
O que vale, é a influência externa que a pessoa recebe.
Existem dois conceitos básicos, trabalhados em genética. Genótipo e fenótipo.
Genótipo esta ligado a expressão gênica. As características geneticamente formadas em um indivíduo.
Fenótipo esta ligado a influência externa, no desenvolvimento das características de um indivíduo.
Algumas características gênicas, evidentemente sofrem influências do meio, como a tendência do desenvolvimento da estatura, que é afetada éla quantidade de hormônio do crescimento, produzido pela glândula hipófise, mas também pela alimentação, e prática de certos exercícios físicos. Ou a cor da pele, que é geneticamente influenciada pela quantidade de melanina, mas também pelo contato com radiação de alta intensidade, que induz a produção dessa proteína, para proteção.
Assim, características ligadas a personalidade, também sofrem influência do ambiente externo, seja esse o meio social que a pessoa integra, ambiente familiar, religião, cultura...
O desenvolvimento dos gostos, atitudes, estão ligadas ao gênio e caráter, mas também ao incentivo dos amigos, restrição religiosa, ou familiar, sociedade...
Uma pessoa não nasce gostando de matemática, ou de artes, mas o seu gênio detalhista, perfeccionista, analítico , pode aproximá-lo dessas áreas, se houver o incentivo adequado por parte da escola, e família.
Uma pessoa não nasce com opção sexual, e estilo definidos. Mas os fatores genéticos e sociais contribuem para o desenvolvimento dessas características.
Há alguns posts atrás (de concepções e divergências parte 2), discuti o termo memética, com meu amigo Paulo. A difusão de ideias e concepções ao longo do tempo contribuem para uma nova concepção de mundo, entre várias outras que existem e são aderidas pela própria influência e adaptação que sofrem.
Talvez o termo autenticidade não se encaixe perfeitamente ao perfil da espécie humana, por essa ser feita de influências.
Ou talvez as próprias influências contribuam para
a distinção das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário