segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Do legado científico.

O que é a ciência?
Qual o seu propósito no mundo?
Um dos princípios dessa fascinante área é a transformação do mundo, a partir da expansão do conhecimento.
Baseada na análise e observação dos fatos que envolvem o ambiente, ela leva esse conhecimento para a prática, tornando-o uma parte essencial da vida cotidiana. A isso damos o nome de tecnologia.
A tecnologia conforta a sociedade, deixando as coisas mais cômodas e fáceis, o que também pode ter seu lado negativo.
O comodismo nos torna dependentes demais de um mundo em contínuo desenvolvimento.
Certos valores acabam por ser deixados de lado, acelerando e interferindo nos processos naturais do planeta.
No século XX o físico alemão Albert Einstein idealizou a técnica de produção de energia a partir da fusão atômico/nuclear, indiretamente ele estava conduzindo o desenvolvimento da mais letal arma utilizada posteriormente, na segunda guerra mundial.
Não se deve condenar o desenvolvimento tecnológico, pois ele é inevitável, mas deve-se controlar a sua velocidade. A tecnologia deve andar junto da responsabilidade de sua utilização pela humanidade.
Além disso, é graças a ele que temos hoje o desenvolvimento de áreas fundamentais, como a medicina.
Além do desenvolvimento e transformação do mundo, a ciência também contribui para a busca da compreensão de tudo o que nos cerca.
Até mesmo um desenvolvimento limpo, toma um caráter mais real, a partir do conhecimento e da busca pela necessária sustentabilidade.
A ciência busca inicialmente na observação e análise dos fatos, pontos chave para se criar hipóteses sobre o funcionamento de um determinado fenômeno.
A partir dai, experiências são realizadas, para avaliar a coerência das hipóteses levantadas em relação a explicação de tais fatos.
É nesse ponto que nasce uma teoria.
Uma teoria é baseada em dados que possam aproximá-la visivelmente de uma realidade.
Da mesma forma que ela ganha coerência a partir desses dados, ela também pode perdê-la, a medida que novos achados, e descobertas são feitas.
Entretanto, a ética de tais experiências pode ser questionada quanto a sua metodologia.
As pesquisas com animais em laboratório já foi necessária, mas em um mundo com tal desenvolvimento apresentado hoje, fontes alternativas para as pesquisas devem ser estudadas.
Diz-se que a filosofia é o berçário científico.
Isso pelo fato de ela trazer de volta a tona questões já formuladas e idealizadas.
A filosofia reconstrói um princípio já formado, e reformula a sua coerência.
Por conta disso, a sua aceitação é difícil.
Certos princípios podem perder sua base dentro de uma cultura, quando questionado o fundamento de seu valor.
A ciência transforma a sociedade, transforma o cotidiano e muda a rotina.
Um conservadorismo tratado e consumido pela ignorância científica traz o medo desse progresso.
O acesso a informações verdadeiras e de boa qualidade é muito restrito, mesmo na era digital da qual nos encontramos.
O conhecimento científico torna-se defasado por tal ignorância, e pela própria rejeição da sociedade.
Por exemplo a descoberta de uma nova partícula, responsável pela massa de outras partículas, e por isso chamada de "partícula de Deus" acaba por ser encarado como ato ateísta, e erroneamente relacionado a um outro experimento realizado para promover uma simulação do "BIG BANG" no mesmo colisor de partículas, o LHC.
A produção de alimentos geneticamente modificados, traz dúvidas quanto a qualidade  e os efeitos que os mesmos podem proporcionar ao nosso organismo.
A religião acaba por ser vista como um dos maiores empecilhos para a ciência, por conta de seu conservadorismo, entretanto, o problema real esta no esclarecimento e a disposição para conciliar em um mesmo quebra cabeças duas peças distintas.
Enfim a ciência muda conceitos e traz as soluções que necessitamos para a viver em um mundo em constante transformação.
Encará-la como aliada é o primeiro passo para o esclarecimento, e advertir-se quanto seus métodos é essencial para a ética e cidadania.


Um comentário:

  1. Muito ótimo o texto, velhote! Concordo muito com ele. Vale lembrar também que com o desenvolvimento tecnológico desenfreado surgiu também alguns conceitos baseados no princípio da responsabilidade que você citou ali, e um deles é o da sustentabilidade (ótimo tema para um futuro post, aliás). Esta agrega valores de ordem econômica, social e ambiental, de maneira a englobar princípios de preservação de recursos para as futuras gerações. Mas muito bem, cara! Adorei o texto. :)

    ResponderExcluir