quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Da curiosa lenda do xadrez

Um dos jogos mais antigos e intrigantes do mundo é o xadrez. Passível de fortalecer o intelecto e a agilidade do jogador, este se faz presente no cotidiano do público clássico que varia de enxadristas profissionais até os mais leigos no assunto que buscam se entreter nas horas de tédio. Sim, pois a partir do momento em que uma pessoa sabe das regras dos movimentos, ela própria é capaz de moldar o jogo segundo seu raciocínio.

O objetivo do jogo é mover as peças em seu respectivo sentido de maneira a derrubar a peça mais importante do adversário: o rei. Porém, para isso, o jogador precisa bolar uma estratégia sensata para que o seu próprio rei não fique a mercê de um ataque do adversário. A fim de tornar as coisas mais interessantes, no jogo existem peças de vários movimentos e valores determinados, e isso faz com que o esquema de jogabilidade se torne um dos mais complexos dentre qualquer tipo de jogo, afinal a possibilidade de jogadas é de uma ordem tamanha que seria quase o dobro do número total de átomos existentes no universo!

A alguns meses, um dos meus professores da faculdade nos contou sobre a lenda do xadrez, e de tal fato achei muito interessante. Conta a lenda que na Índia antiga existia um rei que vivia angustiado pela perda de um dos seus filhos na guerra. Sobre isso, um peregrino indiano chamado Lahur Sessa se apresentou ao rei com um presente: um jogo onde se encontravam um tabuleiro com 64 casas pretas e brancas e peças que representavam a corte inteira do soberano. Segundo Sessa, com isto o rei seria capaz de encontrar a paz de espírito.

Como recompensa, o rei concedeu ao inventor qualquer coisa que lhe fosse pedido. Com isto, Sessa pediu "apenas" que o rei lhe desse um grão de arroz referente a primeira casa do seu tabuleiro, e que dobrasse a quantidade conforme se avança as casas. Espantado com tamanha modéstia do jovem brâmane  o rei lhe ofereceu um saco de arroz, visto que seria muito mais do que o simples pedido do rapaz. Porém Sessa fez questão e exigiu que a quantidade deveria ser exata, nem um grão a menos e nenhum a mais.

Portanto, o rei pediu a seus matemáticos que calculassem o valor total e com isso ficaram todos surpresos. Acontece que existem 64 casas no tabuleiro, e a ordem de Sessa era que a cada casa a quantidade de grãos de arroz fosse duplicada, partindo da primeira, que era de um grão. Dessa forma, a conta ficaria na ordem de (2^64) - 1 grãos de arroz, cujo resultado total é de 18.446.744.073.709.551.615, ou seja, mais de 18 quintilhões de grãos de arroz no total.

Vamos dar uma analisada neste número. O arroz é o terceiro cereal mais produzido no mundo, perdendo apenas para o milho e o trigo. Segundo a FAO - Food and Agriculture Organization - a produção mundial de arroz na safra 2011/12 foi de 460 milhões de toneladas. Partindo do princípio que o arroz possua em média um peso de 1000 sementes referente a 30g, o valor referente ao pedido de Sessa seria de aproximadamente 553.402 milhões de toneladas. Fazendo as contas, a dívida do rei seria pagar a Sessa a ATUAL produção mundial total durante 1203 anos, é mole? O brâmane, sabendo que obviamente não haveria formas para satisfazer o pedido perdoou a dívida do rei. Porém, por sua inteligência, Sessa foi convocado para ser o primeiro vizir do reino.

Se fato ou mito, esta história é bastante curiosa e muito divagada pelo mundo dos jogadores de xadrez, e existem muitas variações por aí. Pra quem ainda não conhece ou não tem o costume, fica aí a dica de um jogo bacana para exercitar a mente e afastar o tédio.

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